segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Fotografias de Amesterdão

O Romano mandou-me uma fotografia para o mail com a seguinte mensagem:


"Esta foto foi tirada hoje as 5 da tarde! Podes por no blog, elas tao a vossa espera!!!

Abraco"


Antes de ver a imagem, a primeira e única coisa que me veio á cabeça quando ele diz "elas tao a vossa espera" foi que o nosso querido Miguel nos tava a mandar uma fotografia cheia de gajas Holandesas, loiras, de 1.80m, com as amigas Inglesas, Alemãs, Italianas e outras raças, de várias formas e feitios que vivem no sub mundo de Amesterdão sedentas de um bom portuga como nós.


Ao olhar para a fotografia, so vi bicicletas. Pensei que estava a levar baile, e quando ia a publicar este mesmo post a contar o baile, eis que o Romano entra no Msn e dizme para olhar para as montras.... as famosas Montras... olhem elas a espernearem-se todas... putas!

Já tenho o meu bilhete para lá... vou dia 30 de Dezembro e volto dia 3 de Janeiro=)

Abraço

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cartas de Amesterdão II - 1ª Semana

Castiços

Já ca tou ha uma semana e meia e confesso que não estava a espera que tivesse corrido tao bem. Mal começou a semana tivemos uma introduction week em que se formavam grupos de alunos estrangeiros e nos punham a fazer umas actividades da treta do genero ver a cidade de barco e almoçar num restaurante típico holandês. Não foi nada de especial mas acabou por valer a pena pela quantidade de pessoas que conheci à custa disso, talvez não amigos mas bons conhecidos. No último dia (sabado passado) houve grande castiçada. Estava um calor do caraças (que aqui quer dizer pra ai 26 graus) e era suposto fazermos um tour a pé pela cidade. Como devem supor ninguém estava para isso, já tínhamos andado imenso nos dias anteriores (nunca andei tanto a pé na minha vida, acho que também já tenho mais quilometros nas pernas que o carro do Bigodes como o Zé dizia) e estava um dia excelente. Os líderes do grupo (estudantes holandeses mais velhos) cagaram para o tour, comprámos uns barris de cerveja e fomos todos para o maior parque da cidade, o Vondelpark. Ficou tudo bêbado, fomos jantar e depois fomos para a festa final que foi louca apesar de ter sido numa discoteca mínima e cheia demais.

Houve ainda outras castiçadas nessa introduction week mas o mais importante é que conheci montes de gente de todo o lado, incluindo um gajo monhê que demorou 6 semanas de comboio a chegar à Holanda vindo da Austrália de barco e comboio... O pessoal aqui é completamente diferente do de Portugal. Por exemplo, conheci um gaja inglesa que já viveu na Índia, na Bolívia, no Peru e agora decidiu vir estudar para a Holanda e tem... 21 anos. Estes gajos saem de casa todos aos 17 ou 18 anos e decidem ir passear pela Europa (ou pelo Mundo). Outra gaja, também inglesa, já serviu à mesa e limpou casas de banho em Lagos (diz que do nada apeteceu-lhe ir para Portugal) e agora decidiu vir estudar Lei Islâmica (!!!) para aqui. Outro dia disse-me que tinha mesmo que arranjar um emprego porque não tem dinheiro na conta para pagar a renda! E conheci ainda um um americano que veio para aqui fazer um mestrado em (não tou a gozar) Esoterismo e Misticismo Ocidental... Isto para não falar da maneira de vestir (pior que o puto) e dos kits de gel que toda a gente usa.

Entretanto estou a curtir imenso da cidade e até já me oriento mais ou menos. Apesar do centro ser uma confusão do caraças, cheio de turistas, lojas, restaurantes e de prositutas nas montras (o Red Light é mesmo no centro) há zonas incrivelmente calmas. A zona sul, sobretudo a zona de Leidsplein, é a mais louca. É onde ficam a maior parte dos monumentos, dos museus e os parques todos e onde é mais giro ir à noite também. Amesterdão é uma cidade incrivelmente liberal. No centro (sobretudo na zona à volta da Dam Square - a praça principal aqui de Amesterdão - e do Red Light, claro) vêm-se bares de putas, coffeeshops e pubs cheios de ingleses e holandeses bêbados o dia todo e ninguém se parece importar minimamente com isso. Na mesma rua em que há prostitutas nas montras vêm-se velhinhas com os sacos das compras e executivos de fato a passar na rua com o maior à vontade, como se nada fosse. Ao príncipio custa um bocado a acreditar naquilo mas já me habituei! Há também uns paneleiros por aí mas nada do que ouvi montes de vezes do género "há paneleiros em todas as ruas", "é só bares cheios de paneleiros"... Nada disso. Mas o Romano jura que viu dois skinheads com tatuagens da cruz suástica e da cara do Hitler e botas da tropa... de mão dada. Acho que só em Amesterdão é que isso é possível.

Mudando de assunto para coisas que realmente interessam, há muito boas gajas, a maior parte são bastante giras mas são todas meias cavalonas. Ainda não vimos nenhuma 10, apesar da maior parte das gajas que se vêm na rua serem um 7, 7.5, uma média bastante superior à nossa. Entretanto comecei hoje as aulas e isto não parece nada fácil.

Apesar de só ter aulas à 3ª, 4ª e 5ª (3, 4 horas cada dia.. 1/3 das aulas que tinha na nova) deu-me a impressão que a faculdade é do mesmo nível de dificuldade que a nova. Tive só aulas de Money, Credit and Banking que até parece interessante. Depois dessa aula fomos falar com o professor de História mas mal o vimos começámos logo a rir-nos da figura do gajo. Mal eu ia começar a gozar com ele o gajo pergunta-nos "Também são portugueses?". Ainda bem que não ouviu nada do que nós dissémos antes senão eramos logo chumbados na primeira semana. Nós entretanto sou eu, o Miguel Romano e um gajo porreiro que conhecemos cá, o David Pinheiro lá da Nova também. Há ainda mais dois portugueses só que um vive em Diemen (a 20 min daqui) e o outro é um gajo do Técnico no 5º ano que vive aqui na mesma residência do que eu mas não fala muito e é um bocado parolo... Acaba as frases com "e quê" e aparece de gel e fato de treino pela casa as vezes. Apesar de tudo até parece porreiro mas ainda não deu para tirar grandes conclusões "e quê tas a ver oh meu?". A residência está mais sustentável, sobretudo agora que os chineses deixaram de mandar os restos da comida deles para o ralo, mas é complicado. Os que vivem aqui (gajos e gajas) são da China (3), UK (4), Australia, Nova Zelandia, Alemanha, Chipre, Africa do Sul (2), Porto Rico, Portugal (eu e o "e quê") e uma espécie de Russo que parece que saiu da Guerra há uns dias, aquilo a que nós chamamos Kosovar em Portugal. Apesar de usarmos todos a mesma cozinha e a mesma casa de banho (nojento mesmo) a casa nem é má apesar de ser muito pequena. Acima de tudo é mesmo no centro o que é excelente. O Romano por exemplo tem uma casa 3x maior que a minha com casa de banho e cozinha mas demora 30 min de bicicleta a chegar ao centro da cidade. Vamos ver se me aguento por aqui ou se um dia destes me mudo para o Hotel!

Amanha entretanto vai haver uma festa pela zona comum da casa toda. Se já não é uma casa muito limpa, imaginem depois da festa... Entretanto comprei uma bicicleta preta muita castiça a 100€. Mal comecei a andar nela começou a chover torrencialmente, apanhei uma molha gigante. Sim, aqui já é praticamente Inverno desde ontem. Hoje choveu o dia todo e parece que só se volta a ver sol lá para Abril... Uma ultima palavra para quem quer mesmo vir cá: evitem vir nas ultima duas semanas de Outubro e na 1ª de Novembro que tenho exame por aí.

Vao dando notícias,

Grande abraço a todos

Guilherme